top of page

Tecnologia | iPhone 6 e iPhone 5S recebem rara correção de segurança

  • Usuários de iPhones antigos foram surpreendidos com uma atualização de segurança liberada pela Apple nesta quarta-feira

  • A empresa recomenda que os usuários baixem e instalem a correção

  • O update é recomendável e deve ser feito o mais rápido possível

  • Para efetuar o processo, o iPhone precisa estar com a bateria cheia ou ligado no carregador


Imprensa dos Estados Unidos afirma que brecha pode ser ‘grave’, já que exigiu uma movimentação atípica da empresa. Donos de iPhones mais recentes também precisam atualizar o iOS.


Usuários de iPhones antigos foram surpreendidos com uma atualização de segurança liberada pela Apple nesta quarta-feira (31). A novidade impacta diretamente o iPhone 5S e o iPhone 6/iPhone 6 Plus, aparelhos que chegaram ao mercado em 2013 e 2014, respectivamente. Eles já não recebem novas gerações do sistema iOS, mas foram contemplados com o update que pretende corrigir falhas em navegadores que permitiam a inserção de códigos maliciosos.


Além dos smartphones, o pacote também vale para outros dispositivos tidos como “obsoletos” pela Apple, como o iPod Touch de sexta geração, o primeiro iPad Air, o iPad Mini 2 e o iPad Mini 3. A empresa recomenda que os usuários baixem e instalem a correção.


Esta nova proteção deve encerrar a brecha que permitia que o Safari e outros navegadores abrissem códigos maliciosos sem o conhecimento do usuário.


Na página oficial de suporte da Apple, em inglês, um texto indica que a empresa não discute detalhes sobre as falhas de segurança até que “uma investigação tenha ocorrido e patches estejam disponíveis”. O update é recomendável e deve ser feito o mais rápido possível.


Como se trata de um sistema mais antigo, com anos de defasagem, a fabricante não costuma enviar novas atualizações com frequência. O site especializado The Verge nota que a falha parece ser grave, Apesar da movimentação atípica da Apple, cabe lembrar que os celulares vão continuar no iOS 12.5.6. Gerações mais recentes rodam o iOS 16. Donos destes modelos também devem instalar as correções.




Como instalar a correção no iPhone

Os usuários podem baixar a atualização tocando no ícone “Ajustes”, depois em “Geral” e, por fim, escolhendo a opção “Atualização de Software”. Basta seguir as instruções que aparecerem na tela. Para efetuar o processo, o iPhone precisa estar com a bateria cheia ou ligado no carregador. O ideal é realizar o update via Wi-Fi para poupar a franquia de internet móvel.

bottom of page