top of page

Automotor | VW Gol e Voyage serão produzidos até o final de dezembro



Hatch e sedã serão feitos na fábrica de Taubaté (SP) até o próximo o mês, depois o Polo Track entra em cena.


A Volkswagen confirmou oficialmente o fim da linha para o Gol e Voyage, mas ao mesmo tempo a fabricante garantiu que ambos ainda continuarão em produção na fábrica de Taubaté (SP) até o final de dezembro. O Gol até vai contar a edição de despedida Last Edition, que terá uma tiragem de apenas 1.000 unidades ao custo de R$ 95.990 cada, enquanto o sedã Voyage vai dar adeus sem ganhar qualquer homenagem da marca.


Em outubro chegamos a publicar que o Voyage já havia saído de linha e que o Gol teria seu fim em dezembro, algo apurado no mês passado pelo Automotive Business. Porém a Volkswagen acabou não confirmando a informação logo depois. Agora sabemos que tanto o hatch como o sedã vão dar adeus definitivamente ao mercado brasileiro somente no próximo mês.


Embora a Volkswagen não dê muitos detalhes, as unidades do Gol e Voyage que continuarão sendo produzidas devem complementar estoque, já que ambos tiveram paradas na produção ao longo do ano por conta da escassez de componentes na indústria. E tanto o Gol quanto o Voyage são modelos bem procurados por locadoras, ou seja, os dois devem continuar abastecendo esse mercado. Vale lembrar que a fábrica de Taubaté (SP) será responsável por produzir o novo Polo Track, algo que acontecerá somente a partir de 2023, já que não é possível combinar as duas linhas de montagens ao mesmo tempo.


Enquanto o Gol Last Edtion com produção limitada em 1.000 unidades sai por R$ 95.990 (apenas 650 unidades são para o Brasil e devem acabar rápido), o Gol 1.0 básico continua à venda por R$ 78.160, passando a R$ 86.630 com o pacote Urban Completo (R$ 8.470). Já o Voyage 1.0 é tabelado em 89.850, enquanto que com o mesmo pacote opcional Urban Completo do Gol vai a R$ 98.260 (R$ 8.410). Os dois têm o mesmo motor 1.0 três cilindros de 84 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol ou 75 cv e 9,7 kgfm quando abastecido com gasolina, que trabalha sempre com câmbio manual de cinco marchas.


Outro ponto interessante é que os dois carros sairão de linha por cima. O Gol vendeu de janeiro a outubro nada menos do que 56.121 unidades, o suficiente para ser o 5º carro mais vendido do Brasil, enquanto que em julho ele teve seu melhor desempenho em vendas em 8 anos, apesar de boa parte dessas unidades tenham sido vendidas para frotistas. Mesmo assim, é um feito e tanto para um carro em reta final de produção. O Voyage, por sua vez, também tem bom desempenho ao longo dos 10 primeiros meses do ano, já que acumulou 27.249 carros vendidos.

bottom of page