top of page

Verstappen conquista pole do GP do Japão e vai ao domingo com duas mãos no bi da F1


Max Verstappen tem a faca e o queijo na mão para fechar o campeonato no domingo
Max Verstappen tem a faca e o queijo na mão para fechar o campeonato no domingo

Max Verstappen confirmou o favoritismo que tinha para a classificação e conquistou a pole-position em Suzuka. Agora, está perto do título no domingo


De volta ao Japão após três anos, a Fórmula 1 tomou a pista de Suzuka na manhã deste sábado (8) para definir o grid de largada da corrida que tem condições de definir o título mundial de 2022 a favor de Max Verstappen. E o que se viu foi muita força da Red Bull. Na pista seca e sem qualquer chance de chuva, diferente do que aconteceu na sexta-feira, Verstappen tomou conta das ações com os pneus macios e conquistou a 18ª pole-position da carreira na F1.


Desta maneira, o líder do Mundial e campeão vigente dá um enorme passo para realmente encerrar matematicamente a briga pelo título e fazer algo que somente cerca de uma dezena de pilotos conseguiram em todos os tempos: conquistar títulos em anos consecutivos. Para fechar a conta sem depender de qualquer outro resultado, precisa vencer e fazer a volta mais rápida no domingo.


Ainda há uma questão que fica para as horas posteriores da classificação. Na primeira parte do Q3, Verstappen tentava esquentar os pneus da Red Bull e estava mais lento na pista. Lando Norris vinha preparando uma volta rápida, porém, e, quando os carros se encontraram, o inglês teve de jogar o carro para fora da pista para evitar colidir. Os comissários ficaram de avaliar o incidente depois da classificação.


De qualquer maneira, jamais pareceu que a Red Bull seria superada, ainda que Charles Leclerc tenha terminado, no fim das contas, somente 0s010 atrás e na segunda colocação. Carlos Sainz e Sergio Pérez vêm logo atrás, seguidos por um restante de top-10 que ainda conta, nesta ordem, com Esteban Ocon, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, George Russell, Sebastian Vettel e Norris.


Detalhe para Vettel, que passou tanto do Q3 para o Q2 quando do Q2 para o Q1 na bacia das almas e aproveitar para reafirmar que tem em Suzuka a pista favorita na Fórmula 1. “Uma pista como nenhuma outra”, disse, enquanto fazia a nona colocação enquanto o companheiro de equipe sequer foi além do Q1.


O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 2h [de Brasília, GMT-3].

bottom of page