top of page

Stonex faz previsão de aumento na demanda na gasolina e mais...


stonex
Stonex faz previsões de demanda

Você sabia que a demanda por gasolina no Brasil deve crescer 2,5% em 2023? É o que prevê a consultoria StoneX, que divulgou suas estimativas nesta terça-feira. Segundo a StoneX, a demanda por gasolina nos postos do país deve chegar a 44,1 milhões de metros cúbicos neste ano, influenciada principalmente pela dinâmica entre os combustíveis do Ciclo Otto.


Mas não é só a gasolina que deve ter um aumento no consumo. O etanol hidratado, seu concorrente direto nas bombas, também deve subir 5,4% em 2023, para 16,4 milhões de metros cúbicos. A StoneX explica que esse crescimento deve ser influenciado pelo andamento da safra de cana-de-açúcar 2023/24, que tende a ter uma melhor produtividade e consequentemente apresentar uma maior oferta do biocombustível.


Além disso, a retomada na cobrança dos impostos federais sobre a gasolina desde o início de março vem motivando uma alta nos preços do combustível fóssil, com um incremento de 0,47 reais/litro, enquanto o etanol subiu 0,02 real/litro. Isso levou a uma redução na paridade entre os dois combustíveis, que passou de 74,3% em fevereiro para 71,2% em março.


Com isso, a StoneX projeta que a demanda por combustíveis do Ciclo Otto no Brasil deve avançar 3,1% neste ano, para 55,6 milhões de metros cúbicos. Esses números mostram que o mercado de combustíveis no Brasil está em constante movimento e que os consumidores devem ficar atentos às variações de preços e de oferta dos diferentes tipos de combustíveis.


E você, qual combustível prefere usar no seu carro? Gasolina ou etanol? Deixe seu comentário e compartilhe este post com seus amigos!


bottom of page