top of page

Saúde mental | 5 dicas fundamentais para manter o seu cérebro jovem – e saudável!


Saúde mental
Saúde mental

Ao longo dos anos, tomamos diversos cuidados para manter nosso corpo em dia, seja por meio de exercícios físicos, dietas ou alguns sacrifícios. No entanto, muitas pessoas se esquecem da importância de manter a mente em dia. Afinal, diferentemente do nosso corpo, ela pode não envelhecer no mesmo ritmo da idade. Quer saber como isso é possível? Confira algumas dicas para manter o cérebro jovem.


Cuidado com açúcar

Nem todo mundo sabe, mas o excesso de açúcar no sangue pode influenciar diretamente na sua saúde mental. Isso porque ele pode levar ao desenvolvimento de diabetes, o que aumenta de forma considerável o risco de demência. Seja por meio de uma boa alimentação ou de remédios específicos, é importante manter esses níveis equilibrados.


Tenha um bom círculo social

Segundo pesquisadores, manter bons amigos, familiares e colegas de trabalho pode ajudar bastante a manter o cérebro jovem. Isso porque, além de estarmos envoltos em um ambiente de menos estresse, temos estímulos cerebrais constantes, seja por conversas, momentos relaxantes, e até mesmo episódios desafiadores.


Faça exercícios físicos


Exercícios físicos desempenham um papel importante não só na saúde do nosso corpo, mas também da nossa mente. Quem se exercita de forma regular aumenta o número de minúsculos líquidos que carregam oxigênio para o cérebro, o que acaba estimulando o pensamento e a nossa capacidade de raciocinar.


Inclusive, também é estimulado o desenvolvimento de novas células nervosas, então há um aumento de conexões entre células cerebrais.


Proteja a sua cabeça

Segundo os médicos, lesões moderadas e graves na cabeça, mesmo sem concussões diagnosticadas, podem aumentar bastante o risco de degeneração cognitiva. É justamente por esse motivo que o histórico de demência entre jogadores de futebol americano e lutadores de boxe é tão longo.


Procure por estímulo mental

É indispensável procurar por atividades que estimulem o seu cérebro, já que elas serão responsáveis por desenvolver uma “plasticidade neurológica” e estabelecer uma proteção contra a perda de células durante a velhice.



bottom of page