top of page

Red Bull anuncia RB17 Hypercar, projetado por Adrian Newey

Este hipercarro de US $ 4,1 milhões, apenas para pista, que chega em 2025, visa trazer um nível de desempenho semelhante ao de um carro de Fórmula 1 atual.


rb17 hypercar

A Aston Martin e a Red Bull Racing desenvolveram em conjunto o Valkyrie em torno da missão de criar um carro comprável que oferecesse desempenho comparável a um LMP1 de competição. O que, em sua forma AMR Pro apenas para faixas, certamente parece próximo.


Mas após o divórcio corporativo – depois que a Aston adquiriu sua própria equipe de Fórmula 1 – a Red Bull agora está planejando seu próprio futuro de hipercarro. A Red Bull Advanced Technologies acaba de confirmar que está trabalhando em outro design de Adrian Newey, além de outro hipercarro apenas para pista e que visa trazer um nível de desempenho semelhante ao de um carro de Fórmula 1.


Além da existência do projeto, o único outro detalhe que foi divulgado até agora é este esboço abstrato sugerindo a forma final do carro, na qual um pequeno cockpit de bolha fica entre as estruturas dianteira e traseira fortemente curvadas. Fomos informados de que não serão construídos mais de 50, com um preço antes dos impostos de US$ 4,1 milhões. A potência virá de um motor V-8 bi-turbo hibridizado definido para produzir pelo menos 1100 cavalos de potência. E sim, para poupar você de olhar, isso é realmente mais do que os 1000 hp produzidos pelo V-12 naturalmente aspirado de 6,5 litros do Valkyrie AMR Pro .


Efeitos de solo avançados


Sem surpresa, o RB17 usará uma banheira de fibra de carbono no estilo automobilismo com dois assentos. (Um monoposto sem dúvida estaria mais próximo da visão da Fórmula 1, mas os bilionários claramente querem a chance de assustar seus amigos.) Ele será projetado e construído pela Red Bull Advanced Technology em Milton Keynes, Inglaterra, no campus compartilhado com a equipe de Fórmula 1. Fomos informados de que o máximo de trabalho possível será feito internamente, com a caixa de câmbio do RB17 definida para ser feita no local. O lançamento oficial também promete o "pacote de efeitos de solo mais avançado disponível em um carro de produção em série". O que é uma afirmação muito séria, já que o T.50 produzido por outro dos grandes designers da Fórmula 1, Gordon Murray, tem aerodinâmica assistida por ventilador.


Além de adquirir o que sem dúvida será um dos carros mais rápidos do planeta, a Red Bull promete que os compradores do RB17 estarão fortemente envolvidos no programa de desenvolvimento, passando tempo com a equipe Red Bull Racing e também experimentando-o através de simuladores e, finalmente, treinamento em pista.


“O RB17 destila tudo o que sabemos sobre a criação de carros de Fórmula 1 vencedores de campeonatos em um pacote que oferece níveis extremos de desempenho em um carro de pista de dois lugares”, disse Adrian Newey no comunicado oficial. "Movido por nossa paixão pelo desempenho em todos os níveis, o RB17 ultrapassa os limites técnicos e de design muito além do que estava disponível anteriormente para entusiastas e colecionadores".


As entregas aos clientes estão programadas para começar em 2025. Como a Aston Martin responderá? Veremos um Valkyrie AMR Pro Plus?

bottom of page