Caso Cuca: Justiça da Suíça anula condenação por estupro
top of page

Caso Cuca: Justiça da Suíça anula condenação por estupro


Cuca, estupro, condenação, anulação
Justiça suíça anula processo que condenava Cuca

E aí, galera! Hoje eu vim falar sobre uma notícia que saiu na mídia e que tem a ver com o futebol brasileiro. Vocês sabem quem é o Cuca, né? Aquele técnico que já passou por vários times grandes, como Santos, Palmeiras e Atlético-MG. Pois é, ele estava envolvido em um caso muito sério na Suíça, onde ele foi acusado de estuprar uma menina de 13 anos em 1989, quando ele jogava pelo Grêmio.


Mas calma, não é bem assim. O Cuca sempre negou que tivesse feito alguma coisa com a garota, e disse que foi vítima de uma armação. Ele nem chegou a ser julgado na época, porque ele voltou para o Brasil e nunca mais pisou na Suíça. Só que em 2019, o caso voltou à tona, quando ele foi contratado pelo Corinthians. A torcida ficou revoltada e fez um protesto contra a contratação dele, dizendo que ele era um estuprador.

O Cuca não aguentou a pressão e pediu para sair do Corinthians depois de apenas dois jogos. Ele ficou muito abalado com a situação e resolveu procurar um advogado para tentar limpar o seu nome. Ele entrou com um recurso na Justiça suíça, pedindo para ter um novo julgamento, já que ele nunca teve a chance de se defender.

E não é que ele conseguiu? O Tribunal de Berna-Mittelland aceitou o pedido dele e reabriu o caso. Mas aí veio outra surpresa: o Ministério Público suíço disse que o crime já estava prescrito, ou seja, que já tinha passado muito tempo e que não dava mais para julgar o Cuca. Então, eles sugeriram que a condenação dele fosse anulada e que o processo fosse arquivado.


Foi o que aconteceu nesta quarta-feira (3/1). O tribunal anulou a condenação do Cuca por estupro e coação de menor e encerrou o caso. Além disso, eles ainda mandaram pagar uma indenização de 9.500 francos suíços (R$ 55,2 mil) para o Cuca pelos danos morais que ele sofreu.


Isso significa que o Cuca foi inocentado? Não exatamente. Ele não foi julgado no mérito, ou seja, não ficou provado se ele estuprou ou não a menina. Mas também não ficou provado que ele é culpado. Ele ficou em uma situação meio ambígua, mas pelo menos ele se livrou da condenação e pode seguir a sua carreira sem esse peso nas costas.


Eu achei essa decisão muito justa, porque eu acredito na inocência do Cuca. Ele é um profissional sério e respeitado no meio do futebol, e eu não vejo motivo para ele ter feito uma coisa tão horrível como essa. Eu espero que ele consiga superar esse trauma e que volte a treinar algum time em breve.

E vocês, o que acham? Deixem seus comentários aqui embaixo e compartilhem esse post com os seus amigos. Até a próxima!

bottom of page