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Automotor | Quais as diferenças entre os pneus de carros elétricos e a combustão




A popularização dos carros elétricos (EV) traz expectativas cada vez mais otimistas para o mercado. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em julho, o Brasil superou a marca de 100 mil veículos deste tipo rodando no País. Os EVs possuem muitas particularidades se comparados aos tradicionais carros movidos por motor à combustão interna, como é o caso dos pneus de carros elétricos.


Além do motor, possuem baterias, tecnologia mais avançada e maior peso, entre outras peculiaridades. Por isso, os pneus de carros elétricos têm necessidades especiais e são diferentes dos que equipam carros a combustão: devem ser mais silenciosos, consumir menos energia, e aguentar mais peso.


Entenda por que os pneus de carros elétricos são diferentes


Etiqueta do Inmetro informa decibéis que pneu emite
Etiqueta do Inmetro informa decibéis que pneu emite

Uma das diferenças do carro elétrico em relação a um modelo tradicional com motor a combustão é o silêncio que reina na cabine. Por isso, o som que os pneus emitem ao rolar no solo são muito mais perceptíveis.


Isso motivou os fabricantes de pneus a desenvolver produtos mais silenciosos. A Pirelli, por exemplo, tem a tecnologia conhecida como PNCS (Pirelli Noise Cancelling System), que faz com que o som percebido na cabine diminua em até 25%.


Para saber mais sobre o volume de som que o pneu emite, o consumidor conta com a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Obrigatória em todos os pneus, nela há um número que indica quantos decibéis esse produto emite.


Quanto menor o número, melhor o conforto acústico. Esse número, é extraído em uma pista específica, na qual microfones superpotentes e precisos são posicionados para poder medir o som de rolagem do pneu.


Mas não é só o aspecto acústico que conta. Os especialistas da importadora e distribuidora CantuStore alertam para os pontos a se considerar no processo de escolha dos pneus que irão equipar o seu carro elétrico.


Peso


Carros elétricos costumam ser mais pesados do que os tradicionais por conta, principalmente, das baterias. Tome-se como exemplo um modelo de entrada. O Renault Kwid, em sua versão elétrica, é quase 200 kg mais pesado – ou seja, seria como carregar mais três passageiros o tempo todo no carro.


Isso afeta a vida útil do pneu, que precisa de componentes mais robustos e reforços estruturais para aguentar o peso extra. Muitas vezes, fabricantes optam por aumentar as medidas de largura e perfil dos pneus para elevar a eficiência.


Torque e aceleração

Motores elétricos são conhecidos por seu torque instantâneo, diferente dos modelos à combustão interna, nos quais o torque aumenta gradualmente conforme a aceleração. Quando o motorista pisa no acelerador de um EV, a força (torque) é automaticamente aplicada aos pneus.


Essa característica gera esforço extra nos pneus por toda sua estrutura, como a banda de rodagem, carcaça e ligação com as rodas. Um pneu não projetado para esse comportamento pode apresentar desgaste em menor tempo de uso e, consequentemente, demandar um tempo de troca menor. Até mesmo avarias podem ocorrer, dependendo do modo de uso.


Economia e autonomia

Um grande desafio dos fabricantes é equilibrar resistência ao rolamento – a força que o carro precisa superar para entrar e se manter em movimento – com aderência necessária em curvas, frenagens e acelerações.


A indústria investe em pesquisas para tornar os pneus de carros elétricos cada vez mais leves e com um equilíbrio exato na equação entre resistência/aderência. Portanto, os produtos específicos para EVs apresentam melhor desempenho, principalmente estendendo a tão desejada autonomia dos carros.


Uma dica valiosa é o monitoramento constante da pressão de ar (calibragem) dos pneus. Aqui valem as mesmas dicas dos carros tradicionais – um pneu bem regulado aumenta a autonomia, segurança e evita desgaste prematuro.


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