top of page

Automotor | Fiat Cronos 2023 chega ao mercado com CVT e versões 1.0

  • Foto do escritor: Jackson Aguiar
    Jackson Aguiar
  • 18 de ago. de 2022
  • 4 min de leitura
  • O sedã compacto também ganhou duas versões com motor 1.0 3-cilindros Firefly de 75 cv de potência

  • O Fiat Cronos surpreendeu e foi o sedã mais vendido e emplacado do Brasil no mês de junho

  • o Fiat Cronos passa a ser o sedan compacto automático mais econômico do Brasil com média de 13,4 km/l a gasolina

  • Por isso, a central eletrônica se renovou a fim de tornar o veículo ainda mais responsivo


 Cronos 2023
Sedã ganha leve reestilização e câmbio CVT nas versões de topo; gama de entrada ocupa lugar do Grand Siena

A Fiat apresentou a linha 2023 do Cronos com inovações: a grande novidade é o câmbio automático tipo CVT com sete marchas pré-programadas, sempre trabalhando em conjunto ao propulsor do 1.3 Firefly de até 107 cv de potência. O sedã compacto também ganhou duas versões com motor 1.0 3-cilindros Firefly de 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque e câmbio manual de cinco velocidades para ocupar o espaço no mercado que era do descontinuado Grand Siena.


O Fiat Cronos surpreendeu e foi o sedã mais vendido e emplacado do Brasil no mês de junho. Segundo ranking divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o carro da marca italiana emplacou 6.047 unidades, seu melhor desempenho no ano.



Fiat Cronos Drive 1.0
Fiat Cronos Drive 1.0

Com o motor 1.3 e a nova transmissão, o Fiat Cronos passa a ser o sedan compacto automático mais econômico do Brasil com média de 13,4 km/l a gasolina. Segundo a Fiat, o sedã 1.0 é o mais econômico do nosso mercado, chegando a 14 km/l de gasolina na cidade.


O sedan estreou em 5 versões: Attractive MT – exclusiva para vendas especiais – única sem a central multimídia de 7’’; Cronos 1.0; Cronos Drive 1.0; Cronos Drive 1.3; Cronos Drive 1.3 Automático e Cronos Precision 1.3 Automático. A título de comparação, a linha 2022 tinha apenas as versões 1.3 e Drive 1.3, sempre manuais.

Fiat Cronos Drive 1.0
Fiat Cronos Drive 1.0

O CVT oferece três modos de condução: automático, manual e Sport – este indicado para quem busca agilidade na condução. Por isso, a central eletrônica se renovou a fim de tornar o veículo ainda mais responsivo. Em um simples toque no acelerador, o retorno do motor fica mais altivo e as marchas são alongadas. Além disso, as trocas são feitas em rotações mais altas – característica típica da direção esportiva. E, para aqueles que não gostam de uma ladeira, o “Hill Holder” – comando para subidas, alia conforto para dirigir com o auxílio de partida em ladeiras.


Quanto ao visual, a grade frontal foi redesenhada com dois frisos horizontais e padrão do tipo colmeia, além do novo volante, igual ao que estreou no Pulse em 2021. O para-choque, que era pintado de preto, passa a ser cromado, bem como as calotas e rodas de liga leve que ganharam um novo desenho.


Com a função de aprimorar a iluminação em caso de neblina, tempestades ou chuvas intensas, o farol de neblina também destaca os dispositivos refletivos que estão no trajeto. As rodas de liga-leve ganharam um acabamento diamantado e os faróis assinatura em LED. Também é possível escolher bancos de couro das cores marrom e preto, mas o acabamento é opcional.

Interior do Fiat Cronos Drive 1.0
Interior do Fiat Cronos Drive 1.0

Interior do Fiat Cronos Precision 1.3
Interior do Fiat Cronos Precision 1.3

A traseira segue a mesma com o pacote S-Design, apenas com alterações escurecidas para a carroceria, no lugar dos cromados nas versões 1.3 Drive manual ou automática. Outro detalhe é o reboque removível sem nenhuma furação no local. Ou seja – quando não estiver em uso -, o mesmo poderá ser retirado. No porta-malas uma ótima solução para carregar bagagens sem que essas sofram algum dano, pois agora ele é equipado com um tapete antiderrapante.


Na cabine, o volante mudou e agora é semelhante ao do Pulse. Assim como o que equipa o SUV, há um pequeno botão para acionar o modo Sport – disponível somente nas versões 1.3 Drive AT e 1.3 Precision AT. Sua central multimídia de 7’’ permite conectar smartphones via Android Auto ou Apple CarPlay e acessar qualquer aplicativo. Além disso, a câmera de ré transmite os obstáculos no caminho através da central multimídia no painel.


Fiat Cronos Precision 1.3
Fiat Cronos Precision 1.3

A chave presencial permite tanto o destravamento e o travamento do veículo, como a partida/parada do motor, ou seja, basta que o usuário do veículo carregue com ele a chave carro para acionar os comandos.


Saiba mais a respeito das versões que compõem a cadeia do Fiat Cronos e os preços sugeridos – esses variam entre R$ 74.790 e R$ 93.490.


Equipamentos de série:

Fiat Cronos 1.0 MT (R$ 74.790): ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, alarme de perímetro, ajuste de direção, rodas em aço 14’’, iTPMS (indicação individual do pneu com baixa pressão), ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio.


Fiat Cronos Drive 1.0 MT (R$ 78.490): os mesmos de Cronos 1.0 + central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiros elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15 pol.


Fiat Cronos Drive 1.3 MT (R$ 84.490): os mesmos de Cronos Drive 1.0 MT + motor 1.3 Firefly (pacote S-Design é opcional).


Fiat Cronos Drive 1.3 CVT (R$ 88.790): os mesmos de Cronos Drive 1.3 MT + câmbio CVT, controle de estabilidade, controle de tração, controle de velocidade de cruzeiro, Hill Holder e modo Sport.


Fiat Cronos Precision 1.3 CVT (R$ 93.490): os mesmos de Cronos Drive 1.3 CVT + roda de liga de 16 pol’’, chave presencial keyless enter ‘n’ go, ar-condicionado automático, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina com função cornering, espelho retrovisor elétrico, repetidor lateral de seta, luzes de cortesia sob os retrovisores, volante revestido em couro, câmbio borboleta (paddle shifters), apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas externas cromadas (interior em couro marrom é opcional).

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Nunca perca um post. Assine agora!

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. É fácil!

© 2023 por Roberta Almeida. Orgulhosamente criado com Wix.com 

  • Facebook
  • Twitter
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Linkedin Cinza
bottom of page